WordPress. O que é, para que serve e como funciona

A internet já está cheia de sites, blogs, videos, cursos e ebooks sobre o WordPress. E se você quiser se aprofundar no tema, informação é o que não falta.

Então não tem porque vir aqui dizer “o que é o WordPress” (de novo), mas como pretendo falar vez por outra aqui sobre essa ferramenta, que, inclusive, já citei como sendo a base dos meus negócios na página de recursos, tenho que fazer um post, para futuras referências, explicando o que é, pra que serve e como funciona o WordPress.

Por ora vou falar, superficialmente, um pouco sobre essa poderosa ferramenta e na sequência eu posto outros artigos ensinando como você pode fazer uso dela.

O que é o WordPress

O WordPress é um sistema que foi inicialmente desenvolvido para a criação de blogs. Sua linguagem de programação é o PHP, uma das mais usadas na atualidade.

E, devido ao seu código aberto e sua licença GPL (gratuita), o WordPress rapidamente caiu na graça de milhares de programadores ao redor do mundo, que passaram a desenvolver plugins e templates que servem para incrementar a plataforma.

Esses plugins/templates podem adicionar novos recursos ao WordPress, ou mesmo modificar-lhe completamente, atribuindo-lhe as mais variadas finalidades.

O wordpress não é a única plataforma de blogs disponível. Na verdade, o que não faltam são opções, como por exemplo, o Blogger (do Google), o SquareSpace, TypePad, Tumblr, LiveJournal, Blog.com, Jux.com, Weebly, entre outras.

Algumas dessas plataformas oferecem apenas a opção hospedada no servidor da própria empresa, enquanto que outras oferecem também a opção auto-hospedada (self hosted), como é o caso do WordPress, que você pode baixar o software e instalá-lo no seu próprio servidor.

Porém, se você quer economizar tempo e ser o mais profissional possível, não vá estudar as vantagens e desvantagens de cada uma dessas plataformas. Dedique-se a aprender sobre o WordPress e garanta que você terá mais facilidade em encontrar soluções de customização, tutoriais e mão de obra para seus projetos.

Aprender a usar o WordPress

Para que serve o WordPress

Com tanta gente trabalhando em torno dessa plataforma, o WordPress deixou de ser um simples software de blogs e transformou-se, sim, num poderoso sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS – Content Manager System), embora algumas pessoas achem que ele não é tudo isso.

E hoje é uma poderosa ferramenta para criação de sites, apta a ser utilizada no desenvolvimento dos mais complexos projetos web.

Eu, por exemplo, utilizo o WordPress em blogs, sites de classificados, sistemas de captação de leads, sites de membros e até já o usei num projeto tipo rede social. Dá pra dizer que isso é apenas um “sisteminha de blogs”? Então, como você já percebeu, o WordPress serve para praticamente tudo.

Diz-se que de cada 10 sites da internet, 7 estão sobre a plataforma WordPress e na página de estatística deles você pode ver alguns dos mais famosos sites que usam a plataforma.

E justamente por considerar essa a maneira mais fácil e profissional de se criar um site, eu recomendo que todo aspirante a empreendedor online tente aprender o máximo sobre WordPress.

Eu já falei isso noutro artigo e torno a dizer: se você for tentar dominar todos os sistemas disponíveis para a criação de sites, vai terminar se afogando em tanta informação. Então, o melhor a fazer é escolher logo o melhor e focar nele.

Como funciona o WordPress

O sistema WordPress pode ser utilizado de duas maneiras: utilizando a hospedagem do próprio WordPress, neste caso, no site WordPress.com.

Ou de maneira self-hosted, fazendo o download do WordPress e hospedando ele em seu próprio servidor. Para isso você poderá baixar o sistema no site WordPress.org.

Utilizando-se da primeira maneira, você ficará limitado a apenas criar um blog, sem muitos recursos. Caso queira, no entanto, turbinar seu WordPress com templates personalizados e plugins, deverá partir para a segunda opção (que é a que indico).

Bem, se a intenção era fazer um resumo rápido do que é o WordPress, acho que isso já é suficiente. No próximo post sobre esse tema, vou ensinar como instalar o WordPress em sua própria hospedagem.

Para saber mais sobre o WordPress aqui no blog, você pode dar uma olhada na categoria WordPress.



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 4 comentários… Clique aqui para comentar }

  • LISANDRO DO AMARAL 15/06/2017, 8:07 am

    Para quem não quer estudar programação, seria adequado usar o Wordpress? Tipo, para poupar tempo? Pegar um atalho? Vou fazer o mesmo que vc: classificados, sites onde as pessoas devem se cadastrar e onde as pessoas adicionam e fazem upload de conteudo (fotos, arquivos, etc) Aprendo programação? Ou o wordpress dá conta do recado?

    • Pablo™ 17/06/2017, 3:53 pm

      Lisandro, tentar aprender programação para criar sites do zero é algo que pra mim soa um tanto amador. Por melhor que fiquem seus sites, você nunca conseguirá os fazer com a mesma qualidade de profissionais de webdesign que fazem isso há anos. E esses profissionais disponibilizam suas criações, muitas vezes, por preços bem acessíveis. Então faz muito mais sentido usar o trabalho desses profissionais do que você mesmo tentar fazer. No caso do Wordpress, você pode comprar templates extremamente bonitos e profissionais. Tem template pra tudo: classificados, redes sociais, fóruns, páginas de marketing, etc… Então, acho que aprender o básico sobre Wordpress será de muito mais valia pra você.

  • Roberto 05/08/2015, 7:15 am

    Pablo, muito bom seus posts.
    Somente um alerta: tentei me cadastrar na sua lista. Porém, sua página de captura não está funcionando. A aweber informa que a página não está ativa

    Abraços e Sucesso

  • João Pedro 28/05/2015, 1:01 pm

    Excelente conselho pablo… Quem quer aprender a trabalhar na internet e ganhar dinheiro online precisa dominar o wordpress. Todos os meus sites são em wordpress, pois não existe plataforma melhor pra criar um site ou blog. Valeu a dica.

Deixe um comentário