O que são programas de afiliados

Os programas de afiliados são a mais comum maneira de se ganhar dinheiro na internet. Quando eu ouvi falar disso pela primeira vez, fiquei extasiado. O pensamento que tive foi “putz, acabaram os problemas de desemprego”. Algum tempo depois eu vim a descobrir que ganhar dinheiro como afiliado não era, digamos assim, tão simples. Mas, de certa forma, ninguém mais poderia dizer que lhe faltava uma oportunidade para trabalhar. O sujeito pode até dizer que está sem ganhar dinheiro, mas não sem um trabalho.

Isso porque os programas de afiliados são uma oportunidade aberta à qualquer um. É preciso apenas ter um computador e uma conexão com a internet. Você não tem que enviar currículo pra ninguém, não tem que fazer nenhum curso de especialização, não tem que passar por nenhuma entrevista, etc., etc., etc.

É ou não é algo revolucionário? Pense comigo: nós sempre ouvimos manchetes na TV falando sobre a falta de emprego, sobre insuficiência de oportunidade de trabalho e sabemos que conseguir um emprego as vezes não é tão fácil. Montar um negócio, também, exige algum capital e capacidades que muitas vezes o sujeito não tem.

Agora imagine uma oportunidade de trabalho onde uma empresa, sem nenhuma distinção, abre suas portas para qualquer um e diz: “aqui estão meus produtos.. você pode indicá-los à quem quiser e sempre que alguém comprar algo, você recebe uma comissão”. Sem nenhum questionamento, sem nenhum vínculo, sem nenhum compromisso – e se você quiser parar, sem nenhuma mágoa. Você recebe pela sua produtividade e ponto final.   Pra mim, isso é fantástico!

A empresa pode se beneficiar do trabalho de muito mais pessoas, sem correr risco de ter encargos trabalhistas lá na frente. E e muitas pessoas terão a oportunidade de trabalhar com produtos dessas empresas sem ter que investir seu dinheiro e sem correr riscos – e o melhor: podem fazer isso de onde quer que estejam, sem ter que ˜bater o ponto na empresa˜.

Grandes empresas possuem programas de afiliados

E você pode estar pensando que isso é furada, que essas empresas não são sérias, que os produtos não devem ser bons, etc. Então aqui vão apenas algumas empresas que se utilizam dessa estratégia de marketing, pra você refletir se esse é um tipo de trabalho sério ou não: Submarino, Mercado Livre, Wallmart, Americanas.com, Livraria Saraiva, Polishop e o próprio Google. Algumas dessas empresas criaram e gerenciam suas próprias estruturas de suporte aos afiliados, outras se utilizam de plataformas que fazem esse trabalho.

O fato é que pra ser parceiro e vender os produtos dessas empresas gigantes, a única coisa que você precisa é se cadastrar em seus programas de afiliados e começar a faturar! Hehehe. Calma, se cadastrar em algum programa é relativamente fácil. Porém, ganhar dinheiro com esse programa, são outros quinhentos. É aí onde entra seu esforço… Primeiro, em força de vontade – para aprender a trabalhar profissionalmente como afiliado – e segundo, em perseverança – para praticar o que aprendeu por tempo suficiente até que as coisas comecem a dar certo.

O bom é que com a informação certa, não há bicho de sete cabeças. E o que não falta é boa informação na internet sobre esse tema, seja em cursos pagos ou até gratuitamente em blogs, ebooks, etc.

marketing de afiliados

Como funciona um programa de afiliados

Como funcionam os programas de afiliados

O que possibilitou a ascensão dos programas de afiliados foi o crescimento da internet e a explosão do comércio eletrônico. No passado, para alguém vender o produto de alguma empresa, essa pessoa teria que passar por todo o processo necessário para ser um vendedor dessa empresa, teria que ter amostras de produtos, teria que ir periodicamente na empresa prestar conta de suas vendas, etc, etc, etc.

Com as empresas vendendo produtos através de seus sites, ficou fácil para as mesmas credenciar tantas quantas pessoas se interessem por seus produtos e rastrear as vendas geradas por cada uma dessas pessoas.

A coisa funciona assim: você se cadastra no programa de afiliados e a partir de então terá um código de afiliado e um painel de controle onde poderá gerenciar todas as suas vendas. Lá você também terá acesso a links, banners e outros formatos de publicidade, que poderá utilizar em sua divulgação. Em todos os seus links e banners contém o seu código de afiliado. Então você deverá trabalhar exibindo essas publicidades na internet, o que pode ser feito de várias maneiras. Toda vez que alguém clicar numa dessas publicidades e for parar na loja virtual da empresa, o sistema reconhecerá seu código de afiliado e saberá que aquela pessoa chegou até ali indicada por você. Caso a pessoa efetue uma compra, o sistema irá gerar uma comissão para você, que poderá ser vista em seu painel de controle.

Será que eu consigo ganhar dinheiro como afiliado?

Basicamente, o que falei aqui foi o que são e como funcionam os programas de afiliados. Daqui pra frente, no entanto, irei postar algumas dicas sobre quais os melhores programas para se trabalhar em casa e como você pode atuar profissionalmente nesse mercado. Cadastrar-se num programa, como já falei, é apenas a ponta do iceberg.. Fazer uma divulgação profissional, obter vários acessos, fazer as pessoas comprarem – e conseguir repetir esse processo várias vezes – é outra história.

História essa que algum tempo atrás era baseada apenas em conhecimentos empíricos, mas que de uns tempos pra cá, vem transformando-se numa verdadeira ciência meticulosamente testada e acessível à todos que estiverem dispostos a estudar-lhe. Acompanhe os próximos posts…

E você, já ganhou algum dinheiro com programas de afiliados?

 



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 2 comentários… Clique aqui para comentar }

  • Silva 06/07/2017, 9:38 pm

    O Marketing de Afiliado é a melhor maneira de ganhar dinheiro na internet sem dúvida.
    sucesso

  • Ricardo cristiano 31/10/2015, 7:28 pm

    ótimo artigo Pablo parabéns, os programas de afiliados são uma boa maneira de começar a ganhar dinheiro de verdade na internet.

Deixe um comentário