Landing page vs Squeeze page: o que são e para que servem

Se tem uma coisa que eu vejo as pessoas fazendo confusão nos blogs, vídeos e até cursos (pagos) de marketing digital é sobre o que é uma landing page ou uma squeeze page.

Desde dizerem que landing page é uma página de captura até dizerem que ambas são a mesma coisa, as informações desencontradas parecem não ter fim.

E tudo isso serve para apenas uma coisa: deixar ainda mais confusa sua cabeça nesse mar de conceitos, jargões e informações técnicas que é o marketing digital. E é pra lhe ajudar, ao menos com essa simples confusão, que eu escrevi este post.

O que é uma squeeze page

Ao pé da letra, a tradução de “squezee” seria aperto, compressão, espremer, algo assim. Então é isso: squeeze page é uma página de aperto. Uma página de compressão! Mas compressão de quê? Compressão de seu tráfego.

Na verdade, uma squeeze page é sim uma página de captura. Ou melhor, uma página de captura de emails. É a porta de entrada de seu funil de vendas, onde você irá transformar tráfego em leads.

Uma squeeze page pode ser uma página bem simples, com apenas uma imagem de fundo ou um fundo neutro e um formulário de captura de emails ou mesmo uma página com layout bem diferenciado, também com um formulário de inscrição.

O importante é que ela tenha um formulário de captura de emails, pois esse é seu principal objetivo. Por experiência própria, as squeeze pages mais eficientes são as que tem o mínimo possível de informações, a fim de não distrair a atenção do visitante para outra coisa que não seja preencher seu email e clicar no botão “enviar”.

Então é isso. Tá explicado: uma squeeze page nada mais é do que uma página de captura e seu objetivo é capturar emails dos seus visitantes.

Para isso, várias estratégias podem ser utilizadas, como por exemplo a utilização das chamadas “iscas digitais”, que nada mais são do que a oferta de algo de valor em troca do email do visitante. Esse “algo de valor” pode ser um ebook, um vídeo, um poadcast, a assinatura numa newsletter, etc.

O que é uma landing page

Bem, pra não perder o costume de confundir sua cabeça, eu vou começar dizendo que uma landing page PODE SER uma squeeze page. Mas, não necessariamente é. Se formos também brincar de tradução com as landing pages descobriremos que “landing page” significa “página de aterrisagem”. Mas o que isso quer dizer?

Isso nada mais é do que uma página onde os seus visitantes irão aterrisar. Bem, teoricamente, qualquer página do seu site ou blog, que estiver online, estará disponível para que qualquer visitante aterrize nelas.

Ok, você está certo! Desse ponto de vista, qualquer página é uma landing page. Mas, nesse caso, o termo “landing pages” foi adotado pelo pessoal do marketing digital para citar as páginas estratégicas do seu site, para as quais você direciona tráfego.

Ou seja, uma landing page á uma página de entrada no seu site. Por exemplo, você pode ter um blog com centenas de posts e páginas, mas, de repente, você cria uma campanha de Google Adwords ou Facebook Ads apontando para uma página específica. Então essa é uma landing page.

Note, porém, que você pode enviar tráfego para qualquer tipo de página, seja uma página de captura (squeeze page), uma página de vendas, uma página de contato, ou mesmo um post do seu blog. Então, qualquer página para onde você aponte tráfego seria uma landing page.

Pode haver uma certa discussão ai sobre se uma landing page é uma página feita apenas pra receber tráfego de fora do seu site, ou seja, uma página de entrada (aterrisagem) propriamente dita ou se o tráfego interno do seu site, que você envia para uma determinada página, faria dela uma landing page.

Mas isso é o tipo de discussão que não leva a lugar nenhum. E o importante é você saber que uma landing page é qualquer página ou qualquer tipo de página, para a qual seus esforços de marketing estejam apontando.

Squeeze page e landing page

Qual a diferença entre landing page e squeeze page

A diferença é que uma squeeze page pode ser (geralmente é) uma landing page, mas uma landing page não é apenas uma squeeze page. Ela pode ser uma página de vendas, um artigo, uma homepage ou qualquer outro tipo de página.

Enquanto a função de uma squeeze page é apenas capturar emails, a função de uma landing page é bem mais ampla: pode ser vender, promover uma marca, gerar interação ou, também, capturar emails.

Então é isso! Consegui tirar suas dúvidas sobre esse assunto ou aumentei-as ainda mais? 🙂 Aguardo seu comentário abaixo!



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 11 comentários… Clique aqui para comentar }

  • Karina 07/06/2017, 3:17 pm

    Obirgada pelas dicas! estou iniciando um negocio na internet e essas informações são valiosas 🙂

  • Valéria 11/04/2017, 1:23 pm

    Olá. Gostaria de saber se tem como criar pagina de vendas grátis. Estou começando e não pretendo investir no optimizepress por agora.

  • Guto Serra 13/03/2017, 1:38 pm

    Pablo, eu estava com essa dúvida, landing ou squeeze, mas agora ficou mais fácil.

    Valeu pela dica!

  • mick 22/11/2016, 10:51 am

    Entendi tudo. obrigado!

  • Raquel 20/03/2016, 8:21 pm

    Oi Pablo, tudo bem?
    Eu quero oferecer um ebook gratuitamente em troca do email da pessoa. Crio uma squeeze page ou landing page?
    Obrigada pela ajuda!

    • Pablo™ 21/03/2016, 1:18 pm

      Oi, Raquel.
      Nesse caso você deve criar uma squeeze page, onde irá comprimir/transformar seu tráfego em leads, que são os emails que você deseja. No entanto, se essa página for uma porta de entrada do seu site, que receberá tráfego de várias fontes, ela também será uma landing page. Entendeu?

  • Gabriel Nobre 02/03/2016, 10:24 pm

    Pablo,
    Tem alguns plugins no mercado que se dizem para fazer landing pages, mas na verdade são para fazer páginas de venda. Certo??? Se não, me indique algum plugin para fazer páginas de vendas, se for gratuito melhor ainda!!! 🙂

  • Fabio Monteiro 12/01/2016, 4:54 am

    Grande Pablo, muito objetivo e esclarecedor o seu post, parabéns !!

  • Anderson Santos 28/12/2015, 9:32 am

    Vlw Pablo, muito bom o artigo e esclarecedor.

  • wilson 07/11/2015, 6:05 pm

    Cara gostei, só gostaria de saber porque o Facebook não gosta de squeeze page mais adora landing page, porque a landing page tem mais informação você diria, Facebook não que perder trafego para qual quer página que não tenha informações relevante. E qual usar? Uma landing page ou uma squeeze page para conseguir trafego ?

  • Valdemir 04/11/2015, 7:09 pm

    Olá Pablo bom muito bom seu artigo, mostra de fato o que é uma landing page e uma squeeze page, parabéns pelo artigo! gostei do seu blog foi criado com o mesmo objetivo que estou criando o meu (blog.empreendedoremmarketingdigital.com), sucesso para você.

Deixe um comentário