“Porquê” ganhar dinheiro com negócio na internet – parte três

Se você vem acompanhando o blog, viu que dias atrás eu comecei a escrever alguns artigos para mostrar as vantagens de ter negócios na internet. Se, por acaso, você já caiu de paraquedas diretamente nesse post aqui, então seguem os links dos dois posts anteriores, para que você possa encontrá-los facilmente: post 1  e  post 2.

Então, dito isto, eu posso partir para o terceiro post da série. Nos dois artigos anteriores eu coloquei vários pontos de vista pessoal e talvez tenha “enfeitado” demais. Nesse, porém, vou tentar ser o mais prático e enxuto possível. Vou simplesmente listar alguns tópicos e explicar cada um deles rapidamente. Então veja a seguir mais alguns motivos pelos quais você deve ter um empreendimento na internet:

A internet proporciona escalabilidade ao negócio

Escalabilidade é o que faz você ter maiores lucros. Empregar o conceito de ganhos de escala ou “economia de escala” em seu negócio é a busca de todo empreendedor bem informado e inteligente. Os ganhos em escala acontecem quando você consegue produzir algo em grande quantidade, minimizando assim o custo unitário de produção.

Na indústria, a produção em massa é o que permite ao empreendedor baixar seus custos e popularizar sua linha de produtos. Na internet, no entanto, isso é algo quase que automático, sobretudo se você estiver lidando com produtos digitais.

Quando alguém cria um software, por exemplo, há um investimento inicial, mas a replicação desse software posteriormente é muito barata. Assim, se as vendas desse software tiverem uma grande escala, o custo por unidade tende a cair drasticamente e o lucro a aumentar – isso porque o custo inicial foi fixo. Além disso, por vezes, as empresas encontram dificuldades para ter ganhos de escala não na produção, mas na logística. E, mais uma vez a internet apresenta-se como um fomentador da escalabilidade.

Na hora em que você desenvolve um produto que pode ser vendido e entregue automaticamente através da internet, você eliminou 100% dos seus problemas de logística. Ter um produto que pode ser vendido pra qualquer parte do mundo e entregue em segundos é o estado da arte da logísitica.

Negócio na internet

Nada pode alavancar tanto um negócio como a internet

Se a escalabilidade lhe proporciona maiores lucros, a alavancagem é o que vai lhe tornar rico. O conceito de alavancagem foi o que construiu as maiores fortunas do mundo. Como já dizia o bilionário Jean Paul Getty, “é melhor ter rendimentos de 1% sobre o trabalho de 100 pessoas, do que ter 100% sobre seu próprio trabalho”. Paul Getty entendia que se ficasse dependente unicamente de seus esforços, mais cedo ou mais tarde seus ganhos cessariam.

Não existe uma maneira de expandir seu negócio, se seu negócio for VOCÊ. Você precisa de mais cabeças e mãos engajadas no desenvolvimento de sua fortuna. E nada supera a internet quando o assunto é “engajamento de pessoas”. Outra frase boa sobre alavancagem é a de Robert Kiyosaki: “os ricos criam redes, as demais pessoas procuram empregos”. Com isso ele reforça o que eu falei mais acima: seu negócio não pode parar em você. É preciso criar sistemas e processos que o deixem no piloto automático e alavancá-lo com o auxílio de outras pessoas. Agora eu lhe pergunto: onde nesse mundo é mais fácil de se criar um negócio em rede do que na internet?

A internet quebra todas as barreiras

Eu costumo brincar dizendo que na internet você já começa grande. Mas veja se não é assim: fora da internet uma empresa começa pequenina, depois de alguns anos se expande pra outro bairro, depois de algumas décadas ela vai para outras cidades.. Aí, quando o dono já está velhinho, os herdeiros (se não quebrarem) expandem a empresa do pai pra outros estados.

E aí, quando ninguém mais da família está vivo e ela já é uma S/A, seus acionistas tornam-a uma multinacional… A pergunta é: você quer esperar todo esse tempo para sem um empresário global? Não? Então crie um negócio na internet!

A internet quebra todas as barreiras geográficas e seu negócio já começa presente no mundo todo. Assim que colocar seu site no ar, pode chamar no Skype aquele seu primo que mora no Japão e dizer “primo, dá uma olhada aí na minha nova empresa”. É só acessar esse link.. Bem, claro que nem toda empresa offline leva uma vida pra ir para outros países e nem todo site é uma empresa multinacional, mas você entendeu o que eu quis dizer. 😉

Ops!, mais uma vez o artigo extrapolou todas as barreiras geográficas que eu queria, então eu vou parar por aqui e deixar o restante para o próximo artigo da série “porque você deve ter um negócio na internet”.

Enquanto isso, me diz ai.. você já está abrindo a mente para a ideia de se tornar um empreendedor digital?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 0 comentários… Clique aqui para comentar }

Deixe um comentário