Ganhar dinheiro comprando e vendendo domínios

Eu já não vejo quase nada a se falar sobre esse tema na internet e acho que já não é algo pertinente aos dias de hoje – embora saiba que esse mercado ainda movimenta muito dinheiro – mas é algo que quero abordar aqui. Na verdade, esse blog é algo que eu desejaria muito ter iniciado lá atrás, por volta de 2006, quando comecei a ter na cabeça os negócios online. Mas como não o fiz, muita coisa está acumulada na minha mente, e eu acho que enriqueceria o blog citá-las aqui. Como por exemplo o mercado de domínios, que naquela altura estava em alta. Por isso, vai uma palhinha sobre isso agora.

Além do quê, como os primeiros posts de um blog têm um certo “Q” de enchimento de linguíça, acho que não tem problema falar de um tema que já não está tão em alta, né!? Hoje o negócio é Facebook pra lá, mobile pra cá, mas naquela época nem o Mark Zuckerberg havia nascido – nem tanto, Pablo!

Mas a verdade é que o mundo muda, a internet muda, as tecnologias mudam, mas uma coisa sempre estará aí e não mudará nunca: a natureza humana por buscar uma vida melhor. Todos os dias pessoas estão a escavacar o mundo em busca de oportunidades, em busca de como ganhar dinheiro. E como a palavra de ordem é, como já falei, a busca por mais qualidade de vida, é normal que as pessoas associem o trabalho online ou o empreendedorismo digital a uma maneira mais tranquila de se ganhar a vida. E por isso é natural que venham buscar maneiras de ganhar dinheiro aqui, na internet. Daí a necessidade de sempre abordarmos temas antigos, afim de clarearmos a mente dos novatos que estão chegando.

Como ganhar dinheiro com domínios

Bem, eu não vou me aprofundar aqui em explicar o que são os domínios de internet, primeiro porque acho que você já sabe e segundo, porque eu já escrevi sobre isso. No link a seguir você pode ler essa explicação sobre o que é um domínio.

Então, vou me ater basicamente a falar como as pessoas ganham – ou ganhavam – dinheiro com eles. Lembro-me que na altura em que comecei na internet, sempre ouvíamos histórias sobre vendas de domínios por valores astronômicos. Casos de especuladores que levantaram boladas milionárias simplesmente por terem sido os primeiros a registrar domínios como “pizza.com” ou muitos outros. Eu mesmo tive um colega de faculdade que registrou um domínio para, se não me engano, o site de uma igreja evangélica que ele estava fazendo e dias depois foi contactado por uma empresa atacadista do Paraguai ou Bolívia – não lembro bem – acerca desse domínio. Na época ele vendeu por 6 mil dólares (disso eu me lembro bem :)), o que era dinheiro que não acabava mais. Ou seja, sempre ouvíamos estórias desse tipo…

Mas assim foram meus primeiros contatos com os negócios de compra e venda de domínios. E sempre que se falava em “ganhar dinheiro na internet”, essa era a primeira maneira que vinha à cabeça das pessoas: adivinhar qual seria o próximo domínio “bola da vez” e registrá-lo antes de todo mundo. Ou seja, a primeira maneira de ganhar dinheiro com domínios era especulando.

Mercado dominios

Compra e venda de domínios

E daí surgiram as lendárias batalhas judiciais entre empresas gigantes e especuladores que registraram suas marcas, afim de fazer algum dinheiro em cima. Esse é um modelo de negócio bem conhecido: extorsão! :lol:. No começo os especuladores levaram a melhor, mas logo as empresas reverteram o jogo e essa deixou de ser uma boa maneira de lucrar com a especulação de domínios.

Diga-se de passagem, eu acabei me envolvendo num problema desses em 2009 – ou 2010, se não me engano. Registrei um domínio para trabalhar como afiliado de uma empresa de telecomunicações. O domínio continha duas palavras e uma delas era a marca de uma grande operadora de telefonia. Resultado: seis meses depois, quando o site já estava me rendendo em torno de 400 dólares por mês, recebo uma carta de uma empresa de advocacia da operadora, onde só não me chamavam de santo. Mas eu não estava tentando extorquir ninguém! Não pensei em comprar esse domínio pensando em revendê-lo para a dita empresa. Na verdade, eu o utilizava para promover produtos da própria empresa, mas eles não entenderam assim.

Eu até pensei em devolver o domínio, mas o teor da carta registrada deles era tão agressivo que eu paguei na mesma moeda: como o domínio estava a poucos dias de expirar, eu simplesmente não o renovei. Pode ficar pra vocês, eu disse. 😈 Mas eu sabia que havia um prazo de carência onde apenas o último dono poderia renovar o domínio e que depois disso ele seria disponibilizado à público. E as empresas internacionais (registers) são bem mais rápidas em registrar domínios .com, provavelmente o pessoal da operadora daqui iria perder. Daí, dias depois o advogado ligou pra mim, dizendo que viu que o domínio já não estava em meu nome e pedindo por tudo quanto era santo para que eu o renovasse e repassasse pra eles. Ele já estava prevendo o pior… Moral da história: há uns três anos que, vez por outra, eu olho e lá está o domínio, com uma dessas páginas padrão de parkeamento… Eu vi meus 400 dólares por mês indo embora, mas não dei o gostinho para a tal empresa.

Ganhar dinheiro com parkeamento de domínios

A propósito, “parkeamento” era um outra maneira de se ganhar dinheiro com domínios. E como funciona? O parkeamento é o que chamamos de estacionar o domínio. Ou seja, o domínio não aponta para nenhum site. Ele fica, digamos, “parado”. Mas, pra monetizá-lo, exibe-se anúncios nesse domínio estacionado. E você pode fazer isso de várias formas: através de empresas de parkeamento, através de sua própria empresa de host, que provavelmente oferece scripts para isso, ou através de softwares próprios. No passado eu usei o Sedo, que é uma plataforma de compra e venda de domínios e que também oferece o serviço de parkeamento. E depois comprei um script próprio, o Domainzaar, que eu podia instalar em meu servidor e criar páginas com anúncios de qualquer natureza, de maneira bem simples. (Note que eu não quero ganhar dinheiro indicando este script como afiliado, mas se você tiver interesse, eu vendo minha licença pela metade do preço. 😉 Ela está estacionada! rsrs)

Resumindo, a prática de parkeanento consistia em ganhar dinheiro com publicidade nesses domínios. No início isso até valia a pena, pois essas URLs tinham até um certo grau de indexação no Google e conseguiam algum tráfego. Depois, o Google parou de os indexar e essa prática ficou dependente apenas das pessoas digitarem a própria palavra do domínio, seguida de .com no browser, afim de que visse os anúncios. Mas para isso era preciso ter domínios muito bons, preferencialmente short tail (uma única palavra). Como esse tipo de domínio ficando cada vez mais escasso, as coisas começaram a desandar para quem ganhava dinheiro assim.

Justamente por essa época, as políticas do Google em relação a exibição de anúncios do Adsense em domínios estacionados começaram a ficar acirradas. me lembro que depois de um tempo o Adsense até criou uma modalidade de anúncios justamente para parkeamento, mas pagando bem abaixo do que pagavam em sites de conteúdo. Hoje nem sei mais se essa prática é permitida pelo Adsense.

E pra piorar, os browsers começaram a evoluir, oferecendo cada vez mais recursos de busca e auto-completar no próprio navegador, o que fez com que um domínio estacionado viesse a receber um visitante fosse algo tão difícil quanto ir à lua. E assim, praticamente tornou-se inviável ganhar dinheiro com estacionamento de domínios.

Ainda é possível ganhar dinheiro com domínios?

Então, se você pretende entrar nessa hoje, repense seu modelo de negócio. No entanto, a internet está repleta de domínios estacionados. Não sei bem o que acontece..

Acho que a melhor forma de ganhar dinheiro com domínios é comprando um bom domínio e dando bom uso a ele. Mas sei que sites como o Sedo e dezenas de outros desse tipo estão aí a todo vapor, o que indica que ainda há gente parkeando e especulando na compra e venda. Imagino que já não hajam vendas milionárias de domínios – pelo menos, não com frequência – mas sim que os especuladores que registram em grandes quantidades sempre estão a fazer vendas de pequenos valores – de 300 a 10 mil dólares – que no final das contas da pra pagar os custos de renovação dos domínios e sobra algum dinheiro. Enquanto isso eles deixam suas toneladas de domínios estacionados a brincar de caça-niqueis na internet.

Por ora essas são as remotas lembranças de quando me meti com o mercado de domínios. E você, está a fazer isso ainda nos dias hoje?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 12 comentários… Clique aqui para comentar }

  • Rafaela 08/06/2017, 5:00 am

    Isso é um pouco complexo porque se a marca ainda não existir vc não será obrigado a entregar o domínio. Quanto a marcas existentes o negócio maldade fica óbvio e pesa. Pablo, já que não está mais com o domínio e não tem nenhuma ligação com ele mais poderia informar qual endereço

  • João Pedro 09/03/2016, 2:17 am

    Olá Pablo como você ganhava dinheiro com o parking de dominios, como eu vi falar ali em cima 400 dolares por mes. Come você fez isso??

    • Pablo™ 20/07/2016, 1:39 am

      Olá, João Pedro. Como falei no texto, eu comprava domínios que imaginava que pudessem ter algum tráfego, mesmo sem nenhum conteúdo e publicava anúncios adsense neles. Acredite ou não, houve uma época em que domínios estacionados eram exibidos nos resultados das buscas no Google.

      Outra estratégia era comprar domínios com palavras muito usuais, na esperança de que alguém digitasse essa palavra seguida de .com ou .com.br no browser, para receber um acesso – pura loteria!!

      Houve épocas em que esses acessos rendiam cliques nos anúncios e assim podia-se ganhar dinheiro.

  • FABIO RODRIGUES 11/01/2016, 4:23 pm

    Tenho interesse em comprar o seu SCRIPIT se possível entre em contato no e-mail por favor

    • cassio 23/11/2016, 8:06 pm

      tbm queria o scrit. qual valir?

  • Alan 30/08/2014, 12:45 pm

    Olá Pablo,

    Eu estacionei os dominios thesims5.com e windows9.com em uma das minhas contas da hostinger.
    simplesmente estacionei e o dominio esta parado. e será que pode dar algum problema?

    Fiz na maldade mesmo. para que a microsoft quando lançar o windows 9 me contatar e me comprar o dominio o mesmo com a EA Games.

    • Pablo™ 06/09/2014, 10:58 pm

      Oi, Alan. Em breve você deve receber uma correspondência de algum escritório de advocacia lhe intimando a passar o “authorization code” dos domínios para eles. Caso os domínios estejam com serviço de privacidade ativado (whois protection), isso pode demorar um pouco mais, mas chegará do mesmo jeito. rsrsrs Brincadeirinha!! Relaxa!

      Mas se eles quiserem realmente usar esses domínios, eles vão te contactar e você será obrigado a passar os domínios para eles, sim. Sem ganhar nada por isso. Ou seja, uma aporrinhação que não vale a pena – em minha opinião.

      Além disso, há tantas formas mais eficientes de se ganhar dinheiro na internet do que essa, que acho que você não deveria desperdiçar seu tempo com isso.

      Obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo.

  • Ráfaga 18/03/2014, 5:44 pm

    Caso você queira buscar domínios dos processos de liberação do registro br existe a ferramenta http://buscadominios.com.br

  • Gabriel Prado 01/03/2014, 11:19 pm

    Meu amigo eu comprei um domínio com o nome da cerveja Heineken voce acha que isso pode me trazer algum problema? os endereços que comprei sao http://www.cervejaheineken.com e http://www.cervejaheineken.com.br

    • Pablo 02/03/2014, 1:25 am

      Olá, Gabriel

      Se você criar qualquer site e tiver alguma visibilidade com ele,
      tenho quase que certeza – absoluta – que receberá uma carta do
      jurídico deles. Da mesma forma, se tentar vender o domínio para
      eles. Nesse segundo caso, penso que as acusações serão ainda mais
      graves..

      Existem muitos casos de disputas… No passado, algumas pessoas
      conseguiram até registrar nomes de algumas marcas famosas e
      vender os domínios por altas quantias, mas hoje é quase que
      certo que a empresa detentora da marca ganhe esse tipo de
      disputa no tribunal.

      Eu já recebi uma cartinha dessas que, diga-se de passagem, achei
      injusta, mas acabei ficando sem meu domínio.. Que na altura me
      rendia uns 400 dólares por mês.. Mas fazer oq!?

  • João Pedro 11/09/2013, 4:23 am

    Oi, Pablo. Eu já trabalhei com isso no passado, mas também não acho que hoje seja um grande negócio. No momento estou focado na venda de infoprodutos e adsense.

    • Pablo Teixeira 20/09/2013, 4:43 pm

      Olá, João Pedro.

      Obrigado pelo comentário… Então, como falei
      no texto, acho que você está fazendo muito mais
      negócio…

Deixe um comentário