Introdução ao email marketing – O que é e como funciona

Um das coisas que sempre me fascinou com a hipótese de ganhar dinheiro online foi a ideia da renda passiva, ou como muitos gostam de usar como expressão de marketing, “ganhar dinheiro no piloto automático”. Isso mesmo: piloto automático”. Isso me remete logo à ideia do avião, onde o piloto faz o trabalho de colocá-lo no ar e depois o avião faz praticamente a viagem sozinho. A primeira vez que me deparei com sites assim, falando nesse tipo de renda na internet, eu quase enlouqueço. Tudo o que eu sempre quis!!

Então coloquei-me a estudar e colocar em prática tudo o que fui aprendendo e hoje sei que isso é possível, sim. Claro, sem as falácias que vemos por aí, mas sim, é possível. O trabalho que você desenvolver na internet pode lhe gerar uma renda continua e ininterrupta por anos, muitos anos depois de você tê-lo executado. E boa parte desse trabalho, hoje eu entendo, vem do email marketing. Essa foi uma ideia que também comprei de cara. Lá atrás, quando tive meus primeiros contatos com o conceito dos autoresponders, eu entendi porque tanto os americanos falavam em “piloto automático”. Logo falaremos sobre os autoresponders.

O que é email marketing

Mas como o email marketing pode impulsionar um negócio online? Simples: pense em quantos sites você acessa uma única vez e nunca mais volta a acessá-lo novamente. As vezes você até tem interesse em algo que viu naquele site, mas o perde completamente de vista e nunca mais consegue sequer do seu endereço. Isso é muito corriqueiro com todos nós. Pesquisas dizem que em média uma pessoa tem aproximadamente de 6 a 8 contatos com algum site/loja virtual antes de comprar algo no mesmo.

É aí que entra o email marketing: ele é a ferramenta que lhe ajudará a fazer o acompanhamento desses prospects/leads que demonstrem interesse em seu produto ou serviço. No entanto, a prática do email marketing deve ser adotada com muito cuidado, afim de que se torne efetiva e não seja abusiva. Na realidade, o email é algo que foi essencialmente criado para a comunicação entre pessoas e não para fins comerciais, assim, o envio de mensagens com fins comerciais é considerado SPAM – Sending and Posting Advertisement in Mass – ou seja, envio e postagem de publicidade em massa.

E, de fato, é assim que a maioria dos novos pretendentes a empreendedores online atua: comprando listas com endereços de emails e enviando “propaganda” para as pessoas. Em primeiro lugar, eu lhe desaconselho a fazer isso porque o efeito e resultados que você terá com isso serão quase nulos. Em segundo lugar, porque essa prática abusiva é crime!

Email Marketing

Como funciona o email marketing

Para ter resultados, o email marketing precisa que tanto a parte técnica, quanto a parte comunicativa funcionem. Daí, o envio de SPAM ser algo tão ineficaz. Do ponto de vista técnico, as mensagens consideradas SPAM são barradas pelos servidores ISPs e vão parar diretamente nas lixeiras eletrônicas dos usuários, o que faz com que sua taxa de leitura seja mínima. E do ponto de vista comunicativo, vamos e convenhamos, ninguém criou uma conta de email para ficar lendo publicidades, concorda? Ou seja, mensagens puramente comerciais não são lidas pelas pessoas. Então, para que suas campanhas de email marketing funcionem eficientemente, você precisa ter tanto conhecimentos da parte técnica quanto das estratégias que fazem com que um maior número de pessoas abram e leiam suas mensagens.

Como fazer email marketing eficiente

Então, você precisa ser inteligente para contornar toda a situação irregular do SPAM e ter resultados com email marketing. Embora o envio de mensagens em massa seja considerado algo ilegal, se as pessoas solicitarem esse envio, ele se torna legal, concorda? Então é aí onde entra a técnica de criação de listas permissivas com double opt-in (dupla confirmação), ou seja, listas onde as pessoas se inscreveram solicitando suas mensagens e depois confirmaram a propriedade do email cadastrado ao clicar num determinado link que receberam numa “mensagem de confirmação” inicial. Falaremos bastante disso mais tarde.

A partir da construção de listas assim, então, você poderá ter um fluxo de comunicação constante com seu público alvo, com um custo mínimo e com alto índice de responsividade, uma vez que essas pessoas já demonstraram interesse no que você tem a oferecer. Essa é uma poderosa maneira de promover seus produtos, sua marca ou até de fazer seu marketing pessoal. No entanto, para que essa comunicação seja efetiva, você terá que se utilizar de técnicas que a transformem em algo que mais pareça com uma relação entre “amigos” do quê com uma imposição, digamos assim, de um fluxo constante de mensagens de teor comercial. Desde que haja dessa forma, seu email marketing pode ser altamente lucrativo e, contando com os atuais recursos disponíveis tecnológicos, como por exemplo um autoresponder – ferramenta que lhe permite pré-programar várias mensagens para sua lista – você pode ter no email marketing um grande parceiro para seus negócios.

Você já está a construir uma lista de assinantes e a fazer marketing por email com eles?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 0 comentários… Clique aqui para comentar }

Deixe um comentário