Como (e por quê) criar um blog de sucesso

E aí, decidiu se tornar um blogueiro de sucesso? Se você está lendo essa página, eu penso que a resposta seja “sim”. Mas antes de te ensinar como ser bem sucedido na criação de um blog, eu vou te dizer porquê você deve pensar nisso.

As teorias sobre os blogs são as mais controversas possíveis. Diante da gigante onda de pessoas buscando por “ganhar dinheiro com blogs”, muitos “gurus” decidiram atacar e vender suas próprias ideias, sob a alegação de que um blog não é a melhor maneira de se ganhar dinheiro online. De fato, eles estão certos, pois ninguém ganha dinheiro simplesmente por criar um blog. Mas, certamente, um blog é a melhor estratégia para se ganhar dinheiro com o que quer que eles aleguem ser a melhor maneira.

Se eles dizem que a melhor maneira de se ganhar dinheiro na internet é você criando uma empresa online, eu te afirmo: um blog é a melhor maneira de posicionar sua marca na web. Se eles afirmam que a melhor maneira é você criar um infoproduto, eu rebato: não há melhor maneira de se posicionar como infoprodutor e tornar-se uma autoridade no seu tema, do que construindo um blog autoritário em seu nicho.

Se a teoria dos gurus diz que para ganhar dinheiro na internet você deve trabalhar como afiliado, eu novamente complemento: nada é mais poderoso em termos de geração de tráfego qualificado e lista do que um blog de sucesso. Então, não dê tanto ouvidos ao seu guru preferido e não perca mais tempo: comece a criar o seu blog já!

Um blog é a melhor estratégia que você pode adotar

Um blog é seu ponto de contato na internet, ele é seu canal de comunicação com seu público. Um blog bem escrito, com um bom conteúdo, tem o poder de captar uma audiência e mantê-la fiel por anos.

Um blog não sofre com problemas técnicos. Claro, existe o elemento técnico envolvido na criação de um blog, mas isso é mínimo. Por exemplo, você não corre o risco de ver seus posts não chegarem até os seus leitores, como é o caso dos emails que vão parar na lixeira eletrônica, barrados por servidores de ISP. Você não corre o risco de ter sua comunicação vetada com seu público, como é o caso das campanhas de anúncios bloqueadas no Adwords ou Facebook.

Ainda falando em emails, claro, o blog não tem o poder de impactar uma audiência num curto espaço de tempo como o email tem, porém, você não corre o risco de perder sua conta no seu serviço de emails e ficar apenas com um arquivo XML que não consegue usar em nenhuma outra empresa. Se o servidor onde seu blog está hospedado vai pra o espaço, basta subir seu backup noutro servidor e lá está o seu blog novamente a seu serviço.

Um blog é o mais poderoso dos ativos online que você pode ter. Ele atravessa o tempo, gerando tráfego, autoridade, lista e vendas 24 horas por dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano. É a mais sublime forma de renda passiva na internet que eu conheço: um artigo escrito anos atrás pode estar lhe gerando muitos frutos hoje e por muito tempo daqui adiante.

Em minha opinião um blog é uma premissa básica do marketing digital, para onde devem convergir todas as suas outras ações de marketing. No médio/longo prazo, nada pode lhe render mais frutos online do que um blog. E por isso mesmo eu criei essa página, onde disponibilizarei todas as informações que eu tiver, para lhe ajudar a criar seu blog e transformá-lo no maior sucesso.