O que são sites de membros e como ganhar dinheiro com eles

Ao estudar maneiras de ganhar dinheiro na internet, você logo descobrirá que vender algo para alguém uma única vez e nunca mais fazer negócio com essa pessoa, definitivamente, não é o que você deseja. Logo, o melhor tipo de negócio é o que lhe gere rendimentos constantes a partir de cada pessoa que se torne seu cliente. Ou seja, o ideal é ganhar dinheiro do mesmo cliente várias vezes, quiçá para sempre. E para isso você precisa de um negócio que lhe permita um fluxo de caixa contínuo e positivo, por meio de vendas recorrentes ou de pagamentos de assinaturas periódicas.

As “vendas recorrentes”, no caso, significam que você vai estar sempre necessitando fazer um esforço de marketing para efetuar novas vendas para a mesma pessoa, enquanto que uma “assinatura periódica” quer dizer que uma pessoa lhe comprou algo pelo qual ela lhe pagará várias vezes, a cada intervalo combinado.

Como ganhar dinheiro com sites de membros

De cara, fica claro que vender algo por meio de uma assinatura periódica é o melhor tipo de negócio que você pode ter. Claro, pois você não precisará sempre estar a convencer alguém a comprar algo de você novamente. É como se ao invés de você construir uma casa e vendê-la, você simplesmente a alugasse e, assim, auferisse uma renda passiva para o resto de sua vida. Fantástico, não?

Mas, então, como vender assinaturas periódicas? Qual modelo de negócio permitirá à você ter clientes lhe pagando mensalmente, semestralmente, anualmente, ou seja qual for o intervalo que vocês tenham combinado na hora da compra?

A resposta é que existem vários modelos de negócio online que lhe permitirão obter renda recorrente, como por exemplo a venda de espaços publicitários por períodos prolongados, a assinatura de alguma plataforma, serviço, software ou mesmo o aluguel de algum ativo virtual, como por exemplo um site ou domínio.

Porém, se você for pesquisar mais a fundo sobre esse assunto, logo descobrirá que um site de membros é o modelo mais difundido e indicado entre todos.

site de membtos

O que são “sites de membros”?

Mas o que é um site de membros? Como eu não sou muito fã de modismos e de novas maneiras de chamar coisas que já existem a muito tempo, vou logo dizendo que eu entendo por site de membros quase todos os modelos que citei acima, exceto a venda de publicidade ou aluguéis. Isso porque eu acredito que todos que usam um serviço online ou alguma plataforma são os membros usuários daquele serviço. Do mesmo jeito, quando alguém paga mensalmente para usar um software, essa pessoa é um membro usuário daquele software. Ou seja, tudo isso é site de membro.

Ou seja, de novo, todo site ao qual o usuário precisa se associar, seja para consumir seu conteúdo ou para utilizar algum recurso, esse é um site de membros.

Porém, o mais comum é que você ouça a expressão “sites de membros” para denominar alguns negócios, especificamente. Então abaixo eu vou dar alguns exemplos de sites de membros com os quais pode-se ganhar dinheiro:

Modelos de sites de membros

Curso Online – Você pode criar um curso e hospedá-lo num site seguro, com acesso apenas a membros registrados no site. Assim, você pode ganhar dinheiro vendendo esse curso através de uma mensalidade e apenas os membros com acesso à área restrita do site terão acesso as aulas.

Rede Social – Esse, pra mim, é o exemplo mais fidedigno de um site de membros, afinal, pra participar de uma rede social é preciso ser um MEMBRO dela. Quanto a como ganhar dinheiro com uma rede social, o céu é o limite. Seu negócio pode ser desde uma rede social de um nicho bem específico, onde os usuários podem debater e trocar experiências com outras pessoas interessadas no assunto, até uma rede social de relacionamento, onde os membros pagam para encontrarem parceiros. Ou, como falei que o céu é o limite, você pode tentar criar o próximo Facebook.

Site de Downloads – Você pode criar um site de membros que disponibiliza produtos digitais através de downloads e criar assinaturas de pacotes que dão direito aos membros registrados terem acessos a esses downloads. Isso pode funcionar muito bem para plugins, scripts, materiais gráficos, templates, etc.

Newsletters Privadas – Um outro modelo de entrega de conteúdo utilizado em alguns sites de membros sãos as newsletters e você pode vender uma assinatura de uma newsletter específica – com informações relevantes – sobre qualquer tema. Dará mais certo se você segmentar ao máximo seu tema.

Site Editorial – Esse é o modelo utilizado pelos grandes jornais ou portais de veículos de comunicação que tem uma versão paga. Ou seja, apenas membros pagantes podem acessar determinado conteúdo. Se você é um pequeno empreendedor digital, esse não é o modelo de site de membros que eu lhe indicaria, pois produzir conteúdo generalizado requer muito esforço e investimentos. Mas isso pode dar muito certo se você atuar num nicho específico que necessite de informações privilegiadas. Por exemplo, você pode criar um site de membros que disponibilize notícias diárias sobre o mercado imobiliário de sua cidade, afim de que os corretores de imóveis locais tornem-se membros pagantes.

Blog Privado – Você pode criar um blog sobre um determinado assunto, com artigos que sejam do interesse de um determinado público e periodicamente publicar posts privados, acessíveis apenas aos membros pagantes do blog.

Membro Editor – Pegando uma carona no exemplo do blog acima, caso você tenha um blog com relevância num determinado tema e com bom tráfego, você pode cobrar uma mensalidade para autores que estejam interessados em publicar artigos e ganhar notoriedade perante o público do seu blog.

Bem, por ora esses são os únicos tipos de sites de membros que me vem à mente, mas eu sei que não há limites para a imaginação para isso. Então, se você tiver uma boa idéia de site de membros, se já atua com algo assim, ou mesmo se lembra de algum tipo que eu esqueci de mencionar, deixe seu comentário abaixo, ok!?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 1 comentário… Clique aqui para comentar }

  • Ney da Cunha 02/05/2016, 10:58 am

    Gostaria que vocês construíssem um site de membros totalmente integrado com o HOTMART.
    O site seria por assinatura e os membros teriam acesso para visualizar e baixar conteúdos mediante pagamento pelo PAGUE SEGURO.
    A base de dados seria composta de documentos de engenharia com aproximadamente 1000 folhas em pdf.
    Favor apresentar orçamento para me entregar o site totalmente pronto e configurado pronto e funcionando.
    Atenciosamente aguardo retorno.
    Ney

Deixe um comentário