Ataque de hackers deixa Aweber fora do ar… Uau!

Esse não é bem um blog de fofocas ou do tipo “últimas do mercado”. Mas algo em particular chamou minha atenção e eu decidi postar aqui. Pode ser que algumas pessoas estejam procurando informações a respeito e se eu for o único bôbo a escrever um post sobre um tema tão insignificante, posso aparecer no Google e ganhar algumas visitas (rsrsrs calma, claro que eu não sou tão “mané” de achar que isso vai me gerar algum tráfego).

Mas o fato é que já fazem quase oito anos que eu utilizo o Aweber como ferramenta de email marketing e nunca tinha visto o serviço ficar indisponível por tanto tempo. Então resolvi escrever a respeito, meio que para deixar essa data documentada. 🙂 Na verdade, eu sempre achei que o servidor dos caras era a prova de quedas, pois, exceto nos momentos de manutenção programada (e avisada), eu não me lembro de ter visto o site deles fora do ar.

Acontece que nesse momento o site/serviço do Aweber já está offline por pelo menos umas 18 horas… Então, é de se imaginar que algo grave esteja acontecendo. (a concorrência deve estar felicíssima 😈 ).

Esse tipo de problema deve causar muitos transtornos… Pessoas e empresas que estavam com campanhas de prospecção de leads em andamento (sobretudo com tráfego pago) viram seus esforços (ou dinheiro) ir embora, uma vez que não conseguiram captar os emails. Clientes do Aweber que estavam em meio a um lançamento de algum produto tiveram toda sua estratégia comprometida. E até mesmo os que estavam simplesmente enviando emails automáticos, através da ferramenta de autoresponder, perderam vendas. Imagine quantas vendas não foram perdidas nessas últimas horas… Levando em conta que o Aweber tem uma carteira de mais de 120 mil clientes em todo o mundo, há de se imaginar que os prejuízos são inestimáveis.

E, para além de todo o transtorno, todos devem ter que lidar agora com a preocupante questão: “será que eu perdi todos os dados de minha lista de emails?”.

Bem, eu dei uma googlada aqui e, pelo que li em alguns sites, parece que o Aweber foi vítima de ataque de hackers. Segundo foi twitado pela própria empresa, na última segunda-feira, eles já estavam passando por um problema e investigando sua causa. Parece que parte do serviço estava “fora do ar”.

No momento, estamos passando por uma interrupção local. Estamos investigando a situação e pedimos desculpas pelo inconveniente.

No momento, estamos passando por uma interrupção não programada. Estamos investigando a situação e pedimos desculpas pelo inconveniente.

E justamente enquanto eles estavam tentando reverter essa situação, há indícios de que os hackers agiram mais profundamente e conseguiram comprometer todo o resto do serviço, através de um ataque DDoS. Eu não sou um perito nisso, mas andei descobrindo que é uma técnica comum, usada por hackers para tirar um site do ar, através de uma sobrecarga em seu servidor. (rsrrs  eu já passei por isso, só não sabia que se chamava DDoS)

Desde então, a gerente de mídia social da AWeber, Brandon Olson, não parou de responder o que deve chegar a centenas, talvez milhares, de tweets de clientes interessados em saber porque não estavam conseguindo enviar suas campanhas de e-mail.

Então, pouco tempo depois, novamente via Twitter, o Aweber informou um endereço eletrônico onde seus clientes poderiam ficar acompanhando o andamento da resolução do problema.

Por ora é isso… No momento em que eu escrevo este post o Aweber ainda não deu uma previsão de normalização dos serviços. Mas eu tenho algo a dizer: em primeiro lugar, tenho certeza de que em poucas horas eles estarão ai novamente. Firmes e fortes! Em relação a sua lista de emails, eu tenho certeza de que ela está a salvo. Backups poderosos são palavra de ordem em empresas desse porte.

Segundo, mais do que nunca fica claro pra mim que o Aweber é o melhor serviço de email marketing do mercado, tanto que a única maneira de derrubá-lo é através da contratação de hackers profissionais (entenda como quiser).

E, por último, que fique de lição para você o quanto é importante ter cuidado com a segurança de seus sites e dados online. Claro que ataques dessa proporção são voltados a empresas ou entidades de grande notoriedade. Porém, se com todos os recursos tecnológicos e humanos que empresas como o Aweber tem para lidar com essas situações, ainda assim é complicado resolvê-las quando elas chegam, imagine como será para você, se ainda não tomou nenhuma medida preventiva.

Você já passou por algum problema dessa natureza?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 0 comentários… Clique aqui para comentar }

Deixe um comentário