Aweber, a melhor ferramenta de email marketing

Chegou a hora de começarmos a falar de ferramentas. E pra não ser injusto, eu vou seguir a ordem de importância que dou à elas. Assim, a mais importante delas é o WordPress e por isso eu falei dele em primeiro lugar. E agora, como segundo lugar em grau de importância no meu arsenal, vou falar do Aweber, o software de email marketing que eu utilizo. Esse vai ser um post apenas introdutório, para simplesmente lhe dizer o que é o Aweber e o que ele significa dentro de minha estratégia de marketing. Na verdade, email marketing ou o próprio Aweber são temas que mereciam todo um blog dedicado à tratá-los. E eu sempre tive muita vontade de escrever sobre o Aweber, pois acho que tenho umas boas dicas sobre o sistema, mas o tempo era curto. Agora chegou a hora.

O que é o Aweber e para que serve esse software

Então, rapidamente explicando, o Aweber é um software online para captação de listas de email, gestão de listas de email (assinantes) e envio de campanhas de email marketing. O Aweber teve seu início em 1998 como um simples software destinado a auxiliar pequenos comerciantes em suas campanhas de email marketing, mas se transformou numa das maiores e mais reconhecidas empresas do mundo nesse setor. É sem dúvida o serviço de email marketing mais utilizado e indicado pelos “gurus” do nicho make money online americano. Isso se deve, creio eu, em boa dose ao pioneirismo e, claro, pela qualidade do serviço que o Aweber presta.

Na altura em que foi lançado, o Aweber veio atender uma demanda de mercado crescente, para a qual apenas as grandes empresas tinham orçamento suficiente. Os pequenos comerciantes digitais queriam fazer email marketing, mas não tinham recursos para desenvolver um bom sistema próprio e o que havia com preço razoável no mercado, simplesmente não funcionava. O Aweber simplesmente chegou com um preço popular e um serviço que realmente fazia os emails chegarem na caixa de entrada dos assinantes da lista. Logo, conseguiu uma legião de fãs – que vive a exclamar “i love Aweber”.

Aweber Brasil

(Essa parte eu acho até engraçada.. Dizer que se ama uma ferramenta de email marketing é no mínimo cômico, mas como americano tem o marketing na veia e gosta disso, até banners com essa expressão a turma do Aweber disponibilizou em seu programa de afiliados)

Como funciona o Aweber e qual o preço

O Aweber é uma aplicação em nuvem, o que quer dizer que você não irá ter que baixar nenhum programa em seu computador, muito menos instalar nada em seu host. Você irá acessar a ferramenta no servidor do próprio Aweber. Terá acesso a um painel de controle onde poderá criar suas listas de email (ilimitadas), poderá criar formulários de captação de email (essa é uma das partes que eu mais gosto) escolhendo um dos vários modelos prontos ou criando seu próprio layout. Poderá enviar campanhas pré-programadas, os chamados emails de follow up (autoresponders), e poderá ainda enviar emails aleatórios, também conhecidos como broadcasts. Sim, você também poderá usar o Aweber como seu serviço de Feed, de modo que toda vez que poste um novo artigo em seu blog, ele seja enviado por email para sua lista. Além disso, você contará com poderosos relatórios de envio de email, taxas de aberturas, conversões, etc.

Uma outra coisa que acho de muito valor na ferramenta é a função email parser, que permite integrar uma determinada lista do Aweber a algum outro script que você use. Por exemplo, se você usa o Paypal para receber pagamentos em sua loja virtual, pode utilizar essa função para fazer com que quando um cliente faça um pagamento, ele automaticamente subscreva sua lista. No painel do Aweber você verá uma lista para os quais essa função já está pré-configurada e se desejar, pode fazer você mesmo pra outros serviços que utilize.
Tutorial

Em relação a valores, o Aweber cobra por tamanho da lista. Assim, você pode começar a usar a ferramenta pagando muito pouco – na verdade, os primeiros 30 dias custam 1 dólar e depois desse prazo passa-se a pagar 19 dólares mensais, mais a faixa de preço em que o tamanho de sua lista se enquadre. No site deles você pode ver uma tabela com os valores para cada tamanho de lista.

Como e porque eu utilizo o Aweber

Em todos os meus negócios online, minha estratégia de marketing sempre está focada em captar emails, assim o Aweber é o coração de tudo. Vamos falar mais sobre essa estratégia por aqui, mas, resumidamente falando, faço isso porque é muito mais fácil pegar o email de uma pessoa do que fazê-la comprar algo. Assim, eu capto emails para me comunicar com a pessoa, me apresentar, ganhar a confiança dela e, futuramente, tentar fazer algum negócio. Um dos pontos que me fez usar o Aweber, confesso, foi o fato de ver as melhores cabeças do marketing digital (voltado ao home business) usando essa ferramenta.

>>Clique aqui para experimentar o Aweber<<

Eu nunca ligava muito quando via os comentários ou depoimentos que esses “gurus” faziam, recomendando o Aweber – sei que é puro marketing. Mas quando me cadastrava na lista deles, lá estava no rodapé do email de confirmação: “Aweber Software”. Ou seja, eles usavam de fato o Aweber.

Eu sei que a maioria desses gurus trabalham com campanhas onde o pico do faturamento vem no momento em que eles mandam um “email de vendas”, então, fazer toda a campanha e por fim mandar um email que não chegue é perder todo o trabalho, o tempo e o dinheiro investidos. Então, saber que eles realmente usavam esse sistema e depositavam sua confiança na capacidade de entregabilidade do Aweber fez diferença pra mim.

Depois eu próprio comecei a testar várias ferramentas e a principal conclusão a que cheguei é que email marketing é um “bicho de sete cabeças” – muito complicado. E, na verdade, durante bom tempo, nunca encontrei um outro serviço de email marketing decente (hoje até tem alguns por aí que dá pra usar).

Mas, como já li em algum blog ou fórum americano – que não lembro agora – “o Aweber é o mais popular simplesmente porque é o melhor”.

Video tutorial Aweber em português – apresentação painel

Por último, outro fator que me fez optar por esse sistema foi a quantidade de integrações que ele permite fazer. A maioria dos scripts, de todos os tipos, desde gerenciamento de membros, até fóruns, lojas virtuais, praticamente tudo, já vem preparado ou tem algum plugin para se integrar ao Aweber. Então, humildemente, eu pensei “se todo mundo usa, quem sou eu pra não usar?”.

E você, já está usando o Aweber ou outra ferramenta de email marketing?



“Aos vinte e poucos anos eu decidi que iria aprender a “ganhar dinheiro na internet”. Aos trinta ainda não sei quase nada. Mesmo assim, tive a cara de pau de criar este blog para ensinar você como fazer isso.” [...] Continue lendo

{ 18 comentários… Clique aqui para comentar }

  • Pedro 02/07/2015, 7:55 pm

    Tambem estou com esse problema, coloco todos os meus dados, e nao consigo cadastrar, da que a pagina não é encontrada, meu cartão é um Visa Internacional Platinum e mesmo assim não abre, eu falei com eles, mas eles pediram pra ligar pra eles, porem nao falo ingles e queria saber se tem outra opção para me cadastrar no Awebe, pois preciso muito do site para continuar minhas vendas.
    Grato

  • Rafael 14/06/2015, 6:54 pm

    Ola amigo tudo bem ja tentei varias vezes me escrever na Aweber mas sem sucesso nao sei porq meuss dados e cartao estao corretos mas nao sei oque acontece aparece um pagina de erro.pode me ajuda.

    • Pablo™ 14/06/2015, 11:31 pm

      Olá, Rafael. Apenas com o que você me disse, não tenho como saber que erro seria esse… Seu cartão de crédito é internacional?

  • Alexandre Magno 05/07/2014, 3:10 pm

    Oi Pablo

    Estou escrevendo para pedir orientação sobre o Awebber.

    Tb utilizo Awbber, mas minha lista tem pouco menos de 1.000 leads. Estou me organizando para dar um passo grande. Contudo, tenho ouvido falar que o Awebber tem sido muito rígido com SPAMs e que eles encerram a conta e vc perde tudo que estava ali de listas, caso seja constatado esta prática…

    Isso tem fundo de verdade? Ou é papo da concorrência…
    Andei pensando no Klickmail, mas o design da Awebber é muito melhor…

    Me dê uma luz…

    • Pablo™ 05/07/2014, 3:21 pm

      Oi, Alexandre.

      O Aweber é a melhor opção em minha opinião. Se não optasse por ele, minha segunda opção seria o Getresponse (ou Mailchimp). Mas, de todos, o mais rígido é o Aweber, sim. Daí ele oferecer uma maior taxa de entrega.

      É preciso usar corretamente a ferramenta, caso contrário eles cancelam sua conta sem aviso, sem conversa, sem pudor. Não estão nem aí para as reclamações de quem faz uso “incorreto”. A política deles é manter a qualidade do serviço para quem o usa “corretamente”. Já tive uma conta cancelada, sei de alguns conhecidos que também tiveram e já li centenas de relatos de casos assim.

      A questão não é apenas spam, mas, por exemplo, se você utiliza um formulário do Aweber num site adulto ou com conteúdo proibido pelas normas deles, sua conta também pode ir para o espaço a qualquer momento. É preciso se inteirar da política deles.

  • Carmen Gloria Coelho 30/06/2014, 12:44 am

    Olá Pablo, gostei do seu artigo e fui me inscrever para receber seu e-book, porém recebi o aviso que esta desativado…. que pena!!!

  • rita 05/06/2014, 3:28 pm

    Pra usar o aweber tem q saber inglês? Ou posso utiliza-lo sem saber inglês mesmo?

    • Pablo™ 06/06/2014, 4:02 am

      Rita, a ferramenta está toda em inglês, mas não tem muito mistério, não. Depois de você aprender o funcionamento básico, dá pra utilizá-la tranquilamente. Qualquer dúvida, pode postar aqui, que terei o maior prazer em ajudar.

  • gerson santos 03/05/2014, 8:29 pm

    tens um tutorial ai do aweber em portugues?

    obrigado

    • Pablo™ 04/05/2014, 10:12 pm

      Ainda não, Gerson. Mas é algo que está nos meus planos para este blog…

  • Luis 15/10/2013, 2:51 pm

    Mas você já usou a E-GOI, Pablo? Ou outro ESP, por exemplo, o Mailchimp e comparou as taxas?

    • Pablo 26/02/2014, 3:08 pm

      Sim, Luis. Já testei boa parte deles: mailchimp, Icontact, Getresponse,ConstantContact, ActiveCampaign (o pior de todos), Campaign Monitor, InfusionSoft e vários outros… Não, eu não sou maluco 🙄 . Mas confesso que já tive mais de 70 contas de emails só pra ficar checando a entrega do optin desses serviços.

      Não sei porque, mas essa é uma das vertentes que mais me fascinam no marketing digital: o email marketing. Embora, “email marketing” seja uma “ciência” que vai muito além de recursos tecnológicos…

      Mas eu também gosto dessa parte tecnológica e acabei fazendo muitos testes… Mas isso foi ao longo de vários anos… Então foi tranquilo.

      E o Aweber é o mais popular simplesmente porque é o mais eficaz.

      Eu já cheguei a testar o E-goi, sim. Mas não muito a fundo… Pois, uma coisa que, particularmente, não me agrada nele é a lentidão do painel de controle… Muito lento!!! Até pra testar é complicado…

      • Filipi 30/03/2016, 2:23 pm

        Oi, legal seu post. Só gostaria de saber por qul motivo vc afirma que o active campaign é o pior. No momento uso ele e estou adorando

        • Pablo™ 02/04/2016, 4:35 am

          Destes que eu citei acima, ele foi o pior em termos de entrega de emails.

  • Luis 11/10/2013, 11:03 am

    Amigo Pablo,

    Agradeço de coração sua resposta. No momento estou usando uma ferramenta que você não indica. Estou testando a E-GOI e até agora o feedback tem sido bem positivo…

    Se você pudesse testar e postar ai seu feedback seria interessante até para eu poder comparar com a minha experiência. O que acha?

    • Pablo Teixeira 11/10/2013, 12:58 pm

      Eu conheço o E-goi. Tenho percebido que eles tem evoluído bastante e já devem ser uma das melhores, senão a melhor, em língua portuguesa. Acabaram de lançar a função de formulário por popups, que por muito tempo foi algo exclusivo do Aweber… Estão num bom caminho… Enquanto mais opções, melhor para o mercado…

  • Luis 10/10/2013, 1:49 pm

    Porque você afirma que é a melhor ferramenta? Já testou outras?

    • Pablo Teixeira 10/10/2013, 2:31 pm

      Olá, Luis. Então, cada um tem sua opinião, certo!? E o que é melhor pra mim, pode não ser pra outra pessoa. Não sou dono da verdade. Quando comecei a usar o Aweber, acho que uns quatro anos atrás, eu já havia testado de tudo, inclusive comprado scripts self-hosted para criar meu próprio sistema de email marketing. E nada deu certo… Na altura, nada funcionava direito e o Aweber era comprovadamente o serviço que tinha a melhor taxa de entrega (na caixa de entrada).

      Eu cheguei a usar Getresponse, Icontact, Mailchimp, que são grandes empresas e concorrentes de peso. E também vários outros serviços pequenos. E o Aweber sempre se mostrou mais eficiente. Claro que não deu pra testar todos a fundo, mas em geral, a conclusão que tive é que deveria usar o Aweber. Tenho visto que vários desses serviços tem evoluído muito de lá pra cá, mas ainda encontro vantagens nos relatórios e recursos do Aweber. E não só referente a taxa de entrega, acho que em termos de gráficos de templates, formulários, integração, ele ainda se destaca.

      Hoje uso um outro serviço (que listei em recursos) que tem me atendido, mas apenas por redução de custo.

      Minha opinião final é: se você quer manter contato com a lista, tipo envio de newsletter, atualizações do blog, outros serviços podem atender. Mas se seu negócio é vender, lançar produtos, monitorar resultados, o Aweber tem mais a oferecer.

Deixe um comentário